SINDICALISMO VIRTUAL: UMA POSSIBILIDADE REAL?
 
Após 8 meses de trabalho, eu e meu amigo Eduardo Barros concluímos um estudo sobre o uso da Internet por algumas entidades sindicais baianas. Baseando-se em autores como Pierre Lévy, Luís Momesso, Vito Gianotti, entre outros, desenvolvemos um trabalho no âmbito das ciências sociais e da comunicação.

A Internet e o seu uso vem crescendo cada vez mais, dessa forma, a monografia que veio a ser um dos pré-requisitos para a conclusão do Bacharel em Ciências Sociais pela UNIFACS (Universidade Salvador), procurou analisar aquilo que poderia ser uma nova possibilidade de atuação dos sindicatos.

O título, como poderá ser lido mais adiante por você internauta, também tornou-se a pergunta inicial e que mobilizou um estudo detalhado das políticas de comunicação de dois sindicatos baianos refletindo-se na criação de uma hipótese polêmica, já que por um lado existe a parte "concreta" de atuação dos sindicatos e do outro a "virtualidade" onde não há a mobilização concreta, fisicamente falando.

O que destaco também, antes de apresentar o trabalho é que o próprio conceito de "virtual" pode levar a uma nova reflexão que procuramos dissociar o seu uso de uma imagem restrita ligada a máquina, no caso mais específico o computador. Portanto, espero que a leitura agrade a você que visita o meu site.

Vale ressaltar que como a pesquisa foi concluída em novembro de 1999, algumas características citadas dos sindicatos estudados podem ter sido modificadas nos dias atuais pelas entidades. Outro ponto importante é que com relação aos anexos da pesquisa, alguns deles não foram disponibilizados, mas que em breve poderão ser vistos por você visistante.

Obviamente, sua opinião é muito importante, embora não possa mais realizar modificações, creio que continuarei a estudar por um bom tempo, as transformações da sociedade em torno da Internet.
 
 

MONOGRAFIA COMPLETA






Clique para Voltar